sexta-feira, janeiro 02, 2009

Lágrima de Preta ...

Encontrei uma preta que estava a chorar,
pedi-lhe uma lágrima para a analisar.

Recolhi a lágrima com todo o cuidado
num tubo de ensaio bem esterilizado.

Olhei-a de um lado, do outro e de frente:
tinha um ar de gota muito transparente.

Mandei vir os ácidos, as bases e os sais,
as drogas usadas em casos que tais.

Ensaiei a frio, experimentei ao lume,
de todas as vezes deu-me o que é costume:

nem sinais de negro, nem vestígios de ódio.
Água (quase tudo) e cloreto de sódio.


de: António Gedeão



15 comentários:

Fatyly disse...

LINDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO demais, poema. canção e sobretudo o teu trabalho! Que momento tão delicioso!

Uma beijoca

Amaral disse...

Isabel
Muito bonito para abrir este 2009 que espero te seja risonho.
Bjo

Paula Raposo disse...

Tudo lindo! A evidência de Gedeão em palavras tão simples e tão difíceis...Muitos beijos

mfc disse...

Um poema à Gedeão com toda a sua Humanidade!
Um beijo para ti.

peciscas disse...

O Gedeão, não me canso de o repetir, é um dos meus poetas preferidos.
E esta Lágrima de Preta, ocupa um lugar muito especial nas minhas memórias.
Ouvi muitas vezes o poema dito pelo Mário Viegas. Ou cantado pelo Manuel Freire. E também tenho esta versão do Duarte Mendes, num magnífico albúm em vinil que reune vários textos musicados, do grande poeta, interpretados por diversos artistas.
Um destes dias vou recuperar algumas destas músicas e tentar pô-las a rodar lá no Peciscas.

wind disse...

Belos trabalho e poema.
Beijos

Unknown disse...

Maravilhoso poema e imagem a ilustrar o tema!

Parabéns!
Beijinhos

Sofá Amarelo disse...

Carlos Mendes tem uma das vozes mais bonitas em Portugal, pena que também não faça parte dos lobbies das editoras - e muitas dos melhores poemas que ele contou ficaram-se pelos vinis!

Um grande ANO são os meus desejos, Isabel!!!

Muitos beijinhos!!!

Odele Souza disse...

Muito bonito Isabel.

LUIS MILHANO (Lumife) disse...

Visitando os meus amigos/as no novo ano e desejando-lhes tudo de bom em 2009.


Bjs

Lmatta disse...

gostei do teu conjunto
Bom Ano 2009
beijos

Mar Arável disse...

BOM ANO MINHA AMIGA

SEMPRE A OLHAR MAIS LONGE

bjs

rascunhos disse...

Um feliz ano com muita alegria e amor.
Bjs

p.s. foi bom recordar este poema

Anónimo disse...

oi minha preciosa!!!...não conhecia essa canção, é muito bonita, excelente teu trabalho como sempre!!!Espero que teu e a família se encontrem muito bem de saúde, que é o único que nos faz defeituosa + beijinhos + abraços

Maria Clarinda disse...

Fabuloso o teu trabalho conjugado com esta letra maravilhosa. Jinhos