segunda-feira, setembro 01, 2008

"Reminder" : Justiça para Flávia ... em 15.09.2008.

Claro que nenhum de vós se vai esquecer da Blogagem Colectiva, do dia 15/09/2008. Mas, resolvi fazer um "reminder", utilizando um post de um amigo e visitante meu, que foi feito na altura da chamada para a Blogagem Colectiva, e que eu achei muito bom.


(Este post, datado de 08.08.08, poderá ser lido na íntegra aqui, e é de autoria de J.G., do Blog ForEver PEMBA)

Através das inovadoras tecnologias de informação que nos levam aos quatro recantos do mundo com a rapidez exigida pela globalização, parte desse mesmo mundo segue inebriada, deslumbrada os mais caros Jogos Olímpicos de sempre. Ostentação e imodéstia estão sendo incorporados à beleza e ao nobre espírito olímpico para afirmar poder e arrogância, exacerbar nacionalismos e justificar a míngua em direitos individuais, humanos, o desrespeito à natureza, a inexistência de liberdade, de opinião no território China aonde existe um Tibete opresso e povo acabrunhado, forçado a sorrir em confins insubordinados e enfastiados do despotismo comunista.

Porém, é bom despertar dessa euforia fabricada, colocar os pés na terra que nos abriga, já que o planeta continua a girar e a produzir consequências e incoerências que contradizem tudo aquilo que tais espetáculos de milhões e milhões de dólares em custo, propagados por interesses comerciais e pela benevolente e tantas vezes parcial mídia, tentam fazer-nos esquecer ou jogar para debaixo do tapete como de reles pó se tratasse...

Alertado por amigos e companheiros desta magnífica e livre blogosfera (que já não o é na China & simpatizantes) tomei conhecimento do drama da jovem brasileira FLAVIA, em coma vigil desde Janeiro de 1998 como consequência de deficiente equipamento causador do acidente que a incapacitou para a vida normal desde aquela data. E aqui deixo, tentando ajudar e divulgar, o caso invulgar (ou nem tanto lamentávelmente), a injustiça que se comete e amplia o sofrimento de seus Pais e familiares.

Do blogue Flávia Vivendo em Coma:
.
..."Este Blog, criado em Janeiro de 2007, é dedicado à minha filha Flavia, em coma vigil há dez anos e sua luta pela vida, desde que teve seus cabelos sugados pelo sistema de sucção da piscina do prédio onde morávamos em Moema - São Paulo. O que aqui escrevo, é o relato verídico dos fatos desde o acidente, ocorrido em 06.01.1998, até os dias de hoje. É um alerta sobre o perigo existente em ralos de piscinas. É um protesto contra a lentidão da justiça brasileira."

.Mais adiante:
.
..."Tão longe e tão perto: a filha ali, ao lado, alheia, parada, inconsciente enquanto a vida continua a produzir histórias alegres, tristes, indiferentes na engrenagem pontual dos dias. São 10 anos ou 126 meses ou mais de 3,8 mil dias sem falar, saber o que ocorre à sua volta, expressar carinho, praticar atos voluntários. É a metade de sua existência de 20 anos: de criança, entrou na adolescência, na juventude submersa num mundo à parte, impenetrável. “Tantas coisas você perdeu nestes 10 anos, um tempo que não dá para recuperar”, escreveu Odele Souza para a filha Flávia, em coma vígil, no Dia das Mães, postada no blog que alerta serem corriqueiros acidentes como o que ocorreu com a garota. Fotos da menina linda, alegre, brincando de bailarina condensam aqueles poucos anos de vida bem, saudável, tirada em poucos segundos por falta de oxigenação no cérebro, no dia 6 de janeiro de 1998, num acidente inimaginável na piscina no condomínio Jardim da Juriti, onde morava em São Paulo.
O ralo sugou seus cabelos e a deixou sem capacidade de interagir com o meio e as pessoas, mas com as funções orgânicas preservadas. Dorme, acorda, abre e fecha os olhos (daí o nome coma vígil), aparenta reagir a estímulos, se alimenta por sondas. Do ponto de vista da neurologia, um quadro considerado irreversível. Nem mesmo o despertar do polonês Jan Grzebski no ano passado, depois de ter vivido 19 anos em coma, ou de outros casos que aparecem sinalizam alguma possibilidade de mudança. “Quanto mais tempo demora em estado de coma, menos chances de reverter o quadro”, diz o médico Josaphat Vilela de Moraes, chefe da clínica de neurocirurgia do Hospital de Pronto-Socorro João XXIII (HPS), de Belo Horizonte."
.
Corre, na Justiça do Brasil, processo moroso tentando responsabilizar e cobrar reparos pela imprevisão e negligência que causaram tanto dano à vida da jovem Flávia.

Flavia Vivendo em Coma - Aqui!

  • O selo para colocar no seu blogue ou página na net, convocando para a Blogagem Coletiva para Flavia programada para 15 de Setembro próximo:

Blogagem Colectiva para Flávia em 9/Set/2008



Tem ainda este Post, o propósito de vos informar da Tertúlia Virtual, que acontece todos os dias 15 de cada mês, sendo que, neste mês de Setembro, o tema será a SOLIDARIEDADE, a qual poderá ser aproveitada para se dar mais visibilidade à Blogagem Colectiva da Flávia. Para verem como funciona, basta clicarem na imagem que se segue.

OBRIGADA.

Beijinhos e uma boa semana,

Isabel

32 comentários:

Odele Souza disse...

Querida amiga Isabel,
Este texto do J.G. autor do blog ForEver Pemba, está mesmo muito bom. Na ocasião estive lá e agradeci. Também achei lindo o trabalho que ele fez com a foto de Flavia juntando-a a uma imagem tua. Ficou tão bonito!

Obrigada Isabel, pelo "Reminder" para a Blogagem Coletiva de Flavia no próximo dia 15.09

E mais uma vez amiga me sinto comovida por te ver sempre engajada nesta minha luta por JUSTIÇA PARA FLAVIA.

Pra ti a minha sempre amizade, o meu carinho e a minha gratidão.

mfc disse...

É uma causa de todos.

Paula Raposo disse...

Não nos vamos esqucer do dia 15! Beijos.

wind disse...

Dia 15 a solidariedade estará nos blogues.

Isabel Filipe disse...

Querida Odele,

Sabes que estou e estarei sempre contigo ... e esta Blogagem irá ser um sucesso ainda maior do que foi a anterior ... e quem sabe traga os seus frutos ...

beijinhos

Isabel Filipe disse...

mfc,

Sem dúvida ...

Beijinhos e obrigada

Isabel Filipe disse...

Paula,

Sei disso ...

beijinhos

Isabel Filipe disse...

Wind,


Tenho a certeza que sim ...


beijinhos

LUIS MILHANO (Lumife) disse...

Não vamos esquecer a solidariedade para com Flávia assim como está presente esse mesmo sentimento com milhares de casos semelhantes ou não que nos rodeiam.


Agradeço-te os parabéns. Desejo-te td de bom.


Beijos.

Isabel Filipe disse...

Lumife,

Nada tens a agradecer.

beijinhos e obrigada pelo apoio

peciscas disse...

Nunca é por de mais insistir e relembrar.
E tu fizeste este remeber com a qualidade de sempre. Utilizando um excelente post do amigo J.G..
Aliás, este é um dos amigos que chegou mais recentemente, mas entendeu perfeitamente o caso da Flavia e a luta da Odele.
Felizmente, está a crescer esta corrente de gente boa que vai, estou em crer,no próximo dia 15, dar um grande passo em frente nesta caminhada que busca
JUSTIÇA PARA FLAVIA!

Fatyly disse...

Adorei este momento de leitura e a imagem está fabulosa. Como diz o mfc..."é uma causa de todos".

Beijos

poetaeusou . . . disse...

*
e todos somos poucos,
,
bem-hajas
,
*

Anónimo disse...

Isabel,

parabéns pela postagem. É sempre bom lembrar os participantes e conquistar novos!
Obrigado pelo link da Tertúlia. SOMAR para que a SOLIDARIEDADE seja cada dia MAIOR!

Bjs e boa semana!

JAIME disse...

Obrigado Isabel pelo "destaque"... Envaidece-me, mas não nos deixa esquecer que o verdadeiro e importante "destaque" é a morosidade "injusta" da que deveria ser "justa" Justiça brasileira para com a pequena Flávia e Odele. Estas sim, merecem ser olhadas com DIGNIDADE por quem de direito. É o mínimo que se pede,nos motiva e une.
Abraços a todos,

Jaime

Miguel disse...

Obrigada pelo reminder ...

Não vou esquecer da Flavia e da Odele...!

Boa Semana!
Bjks da M&M & Cª!

Unknown disse...

Olá Isabel,
é sempre bom relembrar e manter bem viva na memória de todos o dia da blogagem colectiva, e acredito piamente que vai ser um sucesso.

Beijinhos

C Valente disse...

Muito e muito obrigado
Saudações sempre amigas

Isabel Filipe disse...

Peciscas,

Concordo contigo ... nunca é por demais insistir ...

e...

obrigada pelas tuas palavras, sempre amáveis.

beijinhos

Isabel Filipe disse...

Fatyly,

Fico contente por te ter proporcionado um momento de leitura que te agradou.

Beijinhos

Isabel Filipe disse...

poetaeusou,


quantos mais formos ... melhor ...


beijinhos para ti e obrigada

Isabel Filipe disse...

Eduardo,


Obrigada.

bjs

Isabel Filipe disse...

Jaime,

Sem dúvida que o verdadeiro destaque é a luta pela causa de Flávia...

quanto ao teu post, nada tens a me agradecer ... é realmente muito bom ... como te disse na altura, "pegaste" no assunto dum modo diferente e bem interessante ...

beijinhos

Isabel Filipe disse...

Miguel,

Claro que eu sei que não vais esquecer ...


beijinhos para ti & Cª

Isabel Filipe disse...

Ana M.,

Eu estou tb convicta que será um sucesso, ainda maior do que a blogagem anterior que aconteceu em Dezembro passado ...


beijinhos e obrigada pelo teu apoio.

Isabel Filipe disse...

C Valente,

Nada tens a agradecer ... felicidades sempre ...


beijinhos

Maria Augusta disse...

Achei muito legal esta iniciativa dos organizadores da Tertúlia Virtual de escolher como tema a "solidariedade", abrindo assim a possibilidade de unir as 2 blogagens coletivas no sentido de chamar a atenção para este terrível drama da Flávia.
Beijos e parabéns pela divulgação.

Heduardo Kiesse disse...

colectivamente, estamos!!

beijos fraternais amiga de coração magnânimo!!

Isabel Filipe disse...

Maria Augusta,

Obrigada pela tua presença ...


beijinhos

Isabel Filipe disse...

Paradoxos,

Agradeço o apoio.

bjs

Luci Lacey disse...

Oi Isabel

A blogagem de Flavia, sera um sucesso sim, e o objetivo alcancado, se Deus quiser.

Vc tem se empenhado bastante.

Beijinhos

Isabel Filipe disse...

Luci,

Estou convicta que sim ... que será um sucesso.


beijinhos e obrigada pela visita