segunda-feira, agosto 04, 2008

O Internet Explorer e o seus "bugs".

Não vamos permitir que gozem connosco ...

(imagem utilizada no "background" retirada da net)

(arranjo gráfico meu)

Como será do conhecimento de muitos de vós, na 6ª feira passada à noite e até cerca das 15h00/16h00 de Sábado, hora de Portugal, muitos de nós, que usamos o Internet Explorer, deixámos de ter acesso a um número imenso de Blogues, sendo que alguns de nós nem ao próprio Blog conseguiam aceder (como foi o meu caso).

Passei várias horas a tentar perceber o que se passava, pensando que o problema seria meu; sendo entretanto alertada por uma amiga (a Odele, do Blog Flávia Vivendo em Coma) que estava também impossibilitada de aceder ao Blog dela e também convencida que o problema seria algo errado no Blog dela ....

mas .... e depois de verificarmos que haviam muitos mais blogues na mesma situação ... o problema só poderia ser devido ao navegador utilizado ... o que confirmei depois de instalar o Mozilla Firefox 3.01 ... todos os Blogues que estavam com o "tal problema" funcionavam na perfeição.

... de repente (rsss... i.e., ao fim de várias horas) ... e sem qualquer justificação ... tudo voltou à normalidade ... será que foi um mistério????


Por vezes acontece que, por um excesso de cautela, a Microsoft (isto para quem usa o Internet Explorer, que tem muitas falhas) - lança uns alarmes sem muita justificação e que resultam da necessidade que eles têm de salvaguardar os seus clientes da insegurança do Internet Explorer.


Deixo-vos de seguida com a opinião de um bloguista amigo:


"A superioridade e fiabilidade do Mozilla Firefox, leva a que poucas vezes me aperceba destas falhas do IE, porque raramente recorro a este.

As pessoas devem defender-se e optar pelas melhores soluções.

Cheira-me a que isto tenha sido um treino de submissão à política para quando receberem uma ordem semelhante à que agora foi dada na China, consigam bloquear todos os blogues de que não gostem.

As chamadas liberdades de opinião e expressão não são para confiar incondicionalmente. Toda a propaganda que anda a ser feita contra a violência, a criminalidade, etc, serve apenas para as pessoas acabarem por aceitar cerceamentos de liberdade e aumentos da videovigilância e de outros sistemas de controlo, isto é, para implantarem um sistema baseado no Bigbrother, imaginado por George Orwell e descrito no seu livro «1984».

Nada acontece por acaso.

(palavras de A. João Soares, em comentários no seu Blog Do Mirante)"


Depois de me ter visto obrigada a instalar o Mozilla Firefox, posso dizer-vos que estou bastante satisfeita com o mesmo. É gratuito, fácil e muito mais rápido na navegação.

Por uma questão de segurança, sugiro-vos que tenham pelo menos mais um navegador instalado. Não é necessário apagar o Internet Explorer, pois vários e diferentes navegadores podem co-habitar no nosso PC.


Fica o link para o Mozilla Firefox 3.01:

http://br.mozdev.org/firefox/download.html?pt

Bem como o link para o Netscape, que também é um bom navegador:

http://lavasoft.com/products/ad_aware_free.php



A quem estiver de acordo comigo, muito agradecia que divulgassem esta informação.

Beijinhos e

tenham uma óptima semana,

Isabel


Em tempo (actualização em 05.05.08):

O que aconteceu encontra-se explicado aqui.

Tal não justifica, quanto a mim, que o I.E., tivesse bloqueados os Blogues, como se fosse dono deles. Se fosse realmente eficiente, na minha modesta opinião, deveria ter bloqueado tão somente o acesso ao Sitemeter.

34 comentários:

Ruvasa disse...

Viva, Isabel!

Ainda bem para ti, pela opção que tomaste.

E ainda bem que resolveste do assunto dar testemunho público.

Eu há muito que tive esses problemas (há cerca de ano e meio), pelo que emigrei para o "Mozzilla Firefox", tendo também instalados o "Netscape Navigator 9" e o "Apple Safari". Qualquer destes três me satisfaz plenamente, sendo mais leves, mais rápidos e muito mais seguros do que o MSIE.

E, tanto quanto pude ainda observar num computador de pessoa amiga, o "Opera" também actua sem problemas. O único que causa estes sarilhos todos é o MSIE.

Mas não só nestes casos.

Acontece também que o MSIE é o único que não permite que os temas musicais que tenho no "sidebar" do meu blog, constituídos por três mp3, a saber, What a Wonderful World, de Louis Armstrong, Café Mambo Ibiza 2006 e Twin Peaks, de Angelo Badalamenti, corram normalmente. É que nem sequer arrancam. Todos os outros browsers que indiquei os fazem correr sem o mínimo problema.

Tanto quanto me tenho apercebido, tal dificuldade do MSIE parece dever-se a excessivas cautelas que os programadores do MSIE colocam no browser, precisamente por constatarem que o mesmo é demnasiadamente vulnerável a ataques e malfeitorias. Assim sendo, "apertam" de tal nodo as malhas que qualquer funcionalidade que haja nos blogs ou outras páginas que o MSIE não reconheça, mesmo que não contenham vírus, spyware ou mesmo malware, são, por via das dúvidas, como tal tratados, pelo que o browser de imediato bloqueia.

Assim, há que defendermo-nos.

Beijinho

Ruben

Paula Raposo disse...

Obrigada pela tua informação. Sou completamente leiga em informática. Beijos.

maria vital disse...

passei por aqui, por acaso de acaso em acaso, e li este post sobre o possível bug do explorer,

também não dei conta, já uso o firefox há uns 3 anos...

É muito mais rápido e eficiente que o explorer

embora tenha instalado a última versão do explorer, não chega ao calcanhares do firefox, o problema é que todas as alterações que faço aos layouts, e outras coisitas mais, tenho de ver como fica com o explorer, (porque a maioria das pessoas ainda o usam, e com pena minha, porque a nível de estética o firefox dá-nos maior perfeição e beleza)...por vezes temos de fazer ajustes.

Um bom dia para si

wind disse...

obrigada pela dica, vou instalar o mozilla:)
Beijos

Delfim Peixoto disse...

Pois, também senti isso ontem mesmo. Não nos esqueçamos que TUDO é feito, DECIDIDO, e "ARRANJADO" nos USA... - para o Bem e para o Mal.
Ah tinha saudades tuas mas perdi tudo o que tinha inclusive alguns outros blogs.. Gostei da tua visita, como sempre
bjnhs

Ruvasa disse...

Viva, Mié!
Viva, Isabel!

Mié, tem toda a razão. Faltou-me essa referência.

Também eu tenho instalado o MSIE pela mesmíssima razão, ou seja, como a maior parte das pessoas ainda está agarrada ao MSIE, há que ver como é que as alterações que fazemos no blog aparecem no MSIE.

No Firefox e no Netscape, não há problemas, porque aceitam as coisas como nós as fazemos e queremos.

No entanto, para que possam ser exibidos pelo MSIE temos que fazer inúmeros ajustes... completamente despropositados e desajustados. E, mesmo assim...

Abraços

Ruben

Fatyly disse...

Também me ocorreu o que relatas. Contactei uma ou duas pessoas e estavam nas mesmas circunstâncias.

Sou quase leiga na informática e muito faço eu né? e como tenho técnicos sempre à mão, deram-me a explicação que era dos servidores que por qualquer motivo(?) suspenderam para manutenção ou eventual/ais bloqueio o que fazem muitas vezes e por vezes sem nos apercebermos, não alterar nada, desligar e aguardar:)
Fui almoçar a casa da minha filha, onde a outra e o marido também foram e claro que gosto de aprender SEMPRE, mas quando ponho as cartas na mesa e começam os quatro a falarem e a tentarem ajudar-me ai minha nossa senhora da muxima...ohhhhh pá é de dar em maluca:)
Depois levei na carola: então para que serve o Mozzilla que instalámos? quando um não der vá pelo outro! Pensavam que eu já tinha tentado também o Mozzilla.
Foi uma tarde de risada, explicações e só sei que à noite quando aqui voltei...estava tudo a funcionar normalmente.

Beijos e uma boa semana

Águas da Vida News disse...

Eu passei para o "Mozzilla" a muito tempo, o internet explorer esta uma vergonha, nunca tive problemas com o Mozzilla.
Parabens pelo post amiga!
Uma excelente semana para ti .
Big Kiss

Anónimo disse...

Isabel,

já esta REPRODUZIDO no Drops!

Bjs

JAIME disse...

Isabel,

Só um alô acerca deste tema, para repor aqui algo que poucos perceberam a respeito desse problema de acesso de horas atrás onde se imputam culpas indevidas ao Internet Explorer.
Sem querer diminuir qualquer outro navegador que possam utilizar, o bloqueio do navegador I. E. - por segurança acredito eu - aconteceu sómente em páginas e blogues que utilizam o contador "Sitemeter". Este sim é que estava com problemas que despertaram o sistema de bloqueio e segurança do navegador IE. Aconteceu comigo e, de imediato, ao eliminar provisóriamente o SiteMeter e trocar de "contador de visitas" (utilizei o ExtremeTracking) meu blogue voltou a funcionar normalmente e sem qualquer dificuldade. Contatei o SiteMeter, como acredito que dezenas ou centenas de usuários o devem ter feito e, seus "técnicos" acertaram as coisas de forma que tudo voltou à normalidade poucas horas depois...Lamentávelmente, por falta de informação pública mais acentuada por parte dessas empresas, o IExplorer é que está levando a culpa.
Quando se afirma que o Firefox(que também utilizo com agrado mas ainda está defasado em relação a alguns itens importantes que só o I. E. possui) e navegadores mais antigos permitiram no momento do bug a abertura de vossos sites, isso reflete que os sistemas de segurança desses navegadores não estão tão aprimorados ou avançados como o do atual I. Explorer.
Repito - o Firefox é excelente, desperta democráticamente a concorrência e a melhoria da forma de navegação na net, está ganhando terreno e a simpatia dos usuários, eu também o utilizo e sou seu adepto convicto, mas o Internet Explorer ainda tem seu valor e peso influente no mercado virtual onde todos navegamos com prazer e alegria. E, acima de tudo, temos de ser justos.
Um abraço,

Jaime.

Odele Souza disse...

Querida Isabel,

PAREBÉNS por esta tua atitude. Não temos mesmo que aceitar passivamente o que nos fazem de errado, o que nos prejudica como foi o caso da grave falha do IExplorer que deixou nossos blogs "fora do ar" por tanto tempo, causando-nos um imenso estresse.

Também eu vou migrar para o Firefox não o tendo feito ainda, por estar com o computador praticamente sem memória. Meu novo equipamento me deverá ser entregue esta semana e sem dúvida que passarei a usar o Firefox pois considero muito grave essa falha do IExplorer.

Beijos.

São disse...

Agradeço a informação e vou tentar colocar .
Boa semana.

peciscas disse...

Muito oportuno e útil este teu post.
De facto, por vezes, tenho detectado problemas aborrecidos na navegação. Ainda ontem, como aí diz o Delfim, o meu blog só abria parcialmente e, mesmo assim, com grande demora.
Aliás o meu filho anda há muito tempoa dizer-me que devia instalar o Mozzilla. Mas, como já aí alguém disse, a gente agarra-se à rotina...
Mas o goatelbr apresenta um ponto de vista que também é de considerar. Por vezes, são determinados utensílios que temos instalados no blog que provocam conflitos. Desta vez parece ter sido o sitemetter.
Mas o meu Neocounter também já tem bloqueado.
E também é preciso ter em conta que há navegadores que não conseguem abrir tudo o que temos nos blogs.
Por exemplo, quando coloco posts sonoros, há muita gente que não os consegue ouvir, precisamente porque não os abre com o IE.
Por isso, se calhar, o que vou fazer é ter os dois e usar de acordo com o que pretendo de momento.
Mas aprendi muito com este debate.
E vou voltar para ver se, entretanto há mais dicas do pessoal.

Ana Oliveira disse...

Olá Isabel
Aconteceu-me exactamente o mesmo mas como também uso o Mozzilla fiquei sem saber bem o que se passava. Se postava através do Mozilla e depois ia ao blog pelo MSIE, não estava lá nada. Enfim agora já percebo o que se passou e vou ficar-me pelo Mozilla, porque é mais rápido e pelos vistos mais seguro.
Obrigada pelas dicas.
Beijos
Ana

Anónimo disse...

A dois anos eu comecei a minha saga com o IE. Meu blogue caia, não carregava totalmente e eu fiz postezitos, explicando a todos que o problema não era com o blogue e sim dos navegadores que se utilizavam. Pedi que instalassem o Firefox e nada! Parece que agora, o pessoal tá acordando. Pelo menos depois do record de download no Firefox Day.
Boa semana! Beijus

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá querida Isabel, concordo com o teu texto, e obrigada pelo testemunho público... Beijinhos de carinho,
Fernandinha

Beezzblogger disse...

Olá amiga, já há muito que não utilizo o IE, devido a umas falhas que ele me dava, e um primo meu informático aconselhou-me o Mozila Firefox, que utilizo quase para tudo.

Bom trabalho o teu de divulgares estas coisas e problemas, alertando os mais incautos.

Beijos do Beezz e boa semana pra ti também.

Beezzblogger disse...

Isto é verdade, perguntem a qualquer informático, como o fiz à pouco, o Mozzila é excelente para quem usa muito os sites de extrema segurança, como o "Homebanking" e "Finanças", e todos aqueles que necessitam de passwords e senhas.

Dito por quem anda à mais de 15 anos a instalar sistemas informáticos em bancos, é de confiar, não é?

Beijos mais uma vez.

Teste Sniqper disse...

Aqui nasceu o Espaço que irá agitar as águas da Passividade Portuguesa...

Maria Augusta disse...

Tenho os dois instalados o IE e o Firefox, sabado passado quando entrava em blogs com problemas no IE (o meu estava normal não sei porquê), passava ao Firefox e tudo funcionava bem. Verdade que segurança demais mata a segurança, eles acabam bloqueando até o que não se deve.
Beijos e boa semana.

aDesenhar disse...

Depois de ler todos os comentários,
concordando com uns e discordando de outros (poucos) e para não me alongar mais porque estou de férias,
deixo um conselho a todos os utilizadores da www ou net para que
optem imediatamente pelo uso do Mozilla Firefox.
A instalação e configuração é simples.

Existe um pormenor ao qual muita gente não dá a devida atenção e que está na origem dos problemas do I.E. que é o facto de ser uma navegador que vem com o Windows e
que tem como principal figura o famoso Bill Gates, o homem que revolucionou a informática (e muito bem), ou seja, um alvo apetecível para constantes ataques de crackers de todo o mundo.

Não é por acaso que o novíssimo Windows Vista, (ao qual não aderi)
já tem o seu funeral anunciado sem ter sequer criado raízes consistentes.
:-)

nota:
como diz e bem o "ruvasa" podem ter também instalados o "Netscape" ou o "Safari" que não geram incompatibilidades entre si,
mas eu continuo a preferir o seguríssimo Mozilla Firefox
dada a sua excelente compatibilidade com o Google e o Blogger.

abraços

irneh disse...

Olá

Tenho os dois instalados, mas ainda não consegui adaptar-me ao Mozzila. Terei de ver isso melhor.

Beijinhos

Camilo disse...

Há perto de um mês que estou a ser "vítima" disto.
Aliás, até me queixei num comentário no "Sítio do Ruvasa".
Afinal, parece que o "mal" não é só comigo!!!

Unknown disse...

Grata pela sugestão, estou totalmente de acordo.
Beijinhos

Anónimo disse...

O GOTAELBR tem TODA razão. Nesse caso específico foi problema do SITEMETER!

Mas a postagem, e vários comentários foram muito oportunos!

Ruvasa disse...

Viva, gotaelbr!

Embora não querendo contestar o que disse, devo esclarecer que eu próprio susbcreveria tudo quanto se contém no seu comentário, não fossem, quatro circunstãncias essenciais:

1 - Este problema com o I.E. não acontece pela primeira vez. Sei de pessoas que tiveram de emigrar para o Firefox - e até para outros - há cerca de três anos e dois anos e meio.
Eu próprio, por problemas idênticos, emigrei há ano e meio.
Actualmente, tenho o MSIE 7.0, o Mozzilla Firefox 3.0.1, o Apple Safari e o Netscape Navigator 9.0.
O único que causa problemas com bloqueamentos e outras coisas é precisamente o MSIE, porque nem o Opera os causa, como posso certificar-me no computador de pessoa amiga.
Mais: o MSIE é o único que não deixa correr os mp3 que tenho no sidebar do meu blog, como temas musicais. Deste modo, quem me visita há anos - munido do MSIE - bem pode ter tentado fazer correr os mp3 que nada lhe foi possibilitrado.

2 - Uso também e muito - diariamente vezes sem conta - o Sitemeter.
Nunca deu qualquer problema nem sequer vem mencionado na "escrita" dos bloqueamentos do MSIE.

3 - Se procedo a qualquer alteração no layout do blog, seja em que browser for, todos os restantes aceitam tais alterações, sem o desconfiguaraem.
A excepção é precisamente o MSIE, razão por que tenho que "afeitar" o blog ao MSIE para que todos o aceitem.

4 - A diferença de velocidade de carregamento de páginas entre todos os browsers que referi e o MSIE é abissal!
Quanto á segurança, pos factos falam por si.

* * *

Oxalá mais este esclarecimento sirva para ser levado em conta na discussão que deve ser feita em torno do assunto, que é sério.

Nada tenho contra a Microsoft e não sou sócio de qualquer das outras marcas.

Limito-me a relatar o que venho pessoalmente constatando há bons anos, a que acresce o que tenho sabido de outras pessoas e bloggers.

Abraço

Ruben

Anónimo disse...

Como ainda tem quem duvide, aqui vai a explicação do próprio causador do problema;

SITEMETER se explica
Problems this past weekendAugust 4th, 2008
Dear Valued SiteMeter Customers,
As many of you are aware there was a significant problem with our SiteMeter code and IE 6/7 browsers Friday night and early Saturday morning. Now that we’ve fixed the problem and had a chance to catch our breath we wanted to take a few minutes and provide a more detailed explanation of what occurred.
For the past few weeks we have been assembling and testing our new servers systems which will support the new SiteMeter platform. During this process we have the following goals -
1 - Track all your sites traffic stats on the NEW system using the current SiteMeter code.2 - The stats on the new system need to be consistent and as in line with the stats on the current system as possible.3 - We want our stats, including the new Unique Visitor data we’ll be providing, to be the most accurate available.4 - We want to have at least 30 days of recent data active on the new platform for each customer as well as all your archived data.
While researching some anomalies in the data being reported on the new system someone spotted a potential problem where certain browsers may not have been handling the SiteMeter image tag properly and under certain circumstances the browser could potentially create duplicate counts or perhaps not track the visit entirely. In an effort to address the potential problem a change was made in the JS Scripts.
Unfortunately this code was accidently pushed to the live system before it was thoroughly tested. As it turns out it triggered something in Microsoft’s IE 6/7 that caused the browser NOT to load certain pages. From what we’ve determined the problem seemed to occur when a javascript Sitemeter tag was not a direct child of the body tag of the document, such as if it were embedded in a table or a div element.
The change in code also prevented SiteMeter customers from getting to SiteMeter’s website or stats area if they were using IE 6/7 browsers.
This situation occurred Friday evening until Saturday morning at which point we rolled back the change and returned our services back to their normal fully functional state.
Sadly this situation required many of you to stay up late Friday night or get out of bed early Saturday morning to work on your websites. For this we sincerely apologize.
Please be assured we have remedied the situation that created this problem in the first place. We’ve added another layer of process approval before releasing code changes and we expect no future repeats of situations such as this.
Thanks for your patience and understanding and we look forward to seeing all of you on the new SiteMeter platform in the coming weeks.
Sincerely,The SiteMeter Team
Posted in Uncategorized Comments Off
Blog World Expo 2008 - SiteMeter User Discount

Anónimo disse...

Uma ferramenta muito útil para este tipo de chatices: com o serviço gratuito Browsershots, podemos ver a(s) nossa(s) página(s) com os "olhos" de diversos browsers, em ambientes Linux, Windows, Mac Os e BSD (Unix).

São surpreendentes as diferenças de interpretação/leitura entre os diversos binómios S.O./navegador. O serviço Browsershots mostra imagens dos resultados devolvidos por cada um deles, permitindo assim detectar incompatibilidades e problemas diversos.

Para validar (e corrigir) o código, o W3C Markup Validation Service é a ferramenta universal e indispensável.

Não existem sistemas perfeitos, como não existem programas de navegação à prova de falha. O erro, neste caso, foi da Sitemeter - e a "colisão" com o IE ficou a dever-se aos (por vezes absurdos) níveis de segurança e de (in)tolerância ao erro deste browser, relativamente aos outros.

O ideal seria optar sempre ou o mais possível por código "crossbrowser" (transparente) mas, ainda assim, nem tudo estaria previsto; não existe código de betão, geral e permanente ou perene.

(Nota: já agora, e porque há poucas referências ao assunto na Web portuguesa, vou aproveitar este comentário para um post no Apdeites.)

Ruvasa disse...

Viva, Eduardo!

Tudo certo, mas isso não invalida o que eu disse e que corresponde à verdade.

É que o problema já vinha de quarta-feira e não apenas de 6ª.

E os problemas de de há três anos para cá? E os mp3 que continuam a não correr no IE?

Ao Sitemeter o que é da responsabilidsade do Sitemeter; ao MSIE o que é culpa do MSIE.

Tal como no caso de César e de Deus, não é?

;-)

Abraço

Ruben

Ray Gonçalves Mélo disse...

Oi Isabel,
como voce está querida?
Eu já percebi algumas vezes que o blog sai do ar e não consigo acessa-lo.
Então é isso?
Bem vou colocar minhas barbas de molho e instalar o outro por precaução.
Beijos.
Ray

Um Poema disse...

...
Obrigado, Isabel, pelo teu alerta e pelas tuas dicas.

Um abraço

Isabel Filipe disse...

OBRIGADA a cada um de vós ...

pelas contribuições aqui deixadas.

beijinhos

C Valente disse...

Aconteceu-me exactamente isso, e estranhei, por fim tive de desligar o sistema, até pensava que o problema era do meu PC
Saudações amigas

Rosa Silvestre disse...

Pois é Isabel, já utilizo o Mozilla Firefox há aproximadamente dois anos, pelo motivo que apresentaste no post.
Bjiho, RS.